A seleção de vinhos no mercado brasileiro é grande e vem crescendo a cada dia, junto ao consumo que vem se mantendo em alta.

Comprar vinho para quem está começando é um desafio diante das ofertas, seja no mercado on-line ou nas prateleiras dos mercados. O primeiro cuidado é não se enganar com os rótulos lindos.

Com um pouco de paciência e vontade de beber, vai se tornando cada vez mais fácil entender o vinho!

5 dicas para iniciantes e iniciados de vinho:

  • Cuidado para não levar gato por lebre. Se certifique sobre as informações do vinho, quanto mais informação (no início), melhor. Informações como: uva, estilo do vinho, vinícola, nível de doçura e premiações. 
  • Verificar se o vinho está em local fresco e arejado.
  • Não julgar o vinho pelo preço.
  • Vinhos com Screw Cap (rosca) são tão bons como os de rolha. Não são todos os vinhos que necessitam de rolha, um exemplo são os brancos jovens que devem ser consumidos quanto antes para aproveitar melhor o seu frescor.
  • Não repita sempre o mesmo vinho. Diversifique sempre que puder, escolha uvas varietais (uma única uva). Assim consegue avaliar o estilo e nuances de cada uva.

5 cuidados que deve ter:

  • Se preocupe com a temperatura do vinho.  Como o café, é prazeroso quentinho e o contrário é desagradável, o vinho deve ter a temperatura de acordo com o estilo.
  • Não segurar a taça no meio, “corpo da taça”, interfere na temperatura do vinho. O local correto é a haste.
  • Beba água abundantemente, o álcool é prazeroso beber em goles lentamente apreciando seus aromas e sabores. Equilíbrio é a chave!
  • É errado servir vinho doce (sobremesa) antes dos secos. O correto é servir do mais leve ao mais intenso: espumante, branco, rose, tinto leve, tinto estruturado e vinho de sobremesa. Se beber o doce e depois um tinto seco, por exemplo, você vai perder os sabores do tinto consideravelmente.

Vale lembrar que trocar experiências com outras pessoas é uma forma de ensinar e aprender. Aproveite para indicar os vinhos que gostou com algumas observações do seu gosto. Em breve, você vai virar um expert.

Indicação de vinhos:

Penedo Borges Malbec – Argentina

A vinícola é estilo boutique, dedicada a vinhos de qualidade, Vinhos de Altura, na altitude de 1050m. o resultado é um vinho excepcional, a Malbec se destaca em solo argentino.

Santa Emma Cabernet Sauvignon select – Chile aromas de frutas negras, ameixa preta, pimentão verde, azeitona verde e eucalipto. Um vinho muito correto com ótima relação de custo benefício.

Viu Manent Carmenère Reserva – Chile

Vinho frutado com taninos maduros e perfeito equilíbrio.  

Espero que aproveite o inverno e desfrute de bons momentos acompanhados com bons vinhos !!

Siga nossas redes socias e saiba tudo de vinho!

Instagran: @vinhosmaiasommeliere

Facebook: @MaiaSommeliere

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Go top