Consumir vinho é um prazer, mas se puder aproveitar muito mais, “mostre a safra que eu te direi quem és”

Safra é o ano do vinho, quando a uva foi colhida. Se acha que não tem diferença nenhuma, você está completamente enganado porque as mãos do homem podem corrigir, mas a uva é o coração do vinho e ano a ano muda. João Valduga, enólogo diz “ com uma uva ruim, nada se pode fazer a nada a não ser um vinho ruim. Já com uma boa uva é perfeitamente possível produzir um vinho péssimo “ isso faz muito sentido! A videira tem um ciclo anual e as interferências climáticas de estação a estação vão influenciar no fruto. Por isso, você não precisa ser um expert em vinhos para entender da safra, mas procure perguntar a um especialista ou pesquisar as safras para tirar proveito desse pequeno detalhe, rsrs! 

Safra 2019

Os principais produtores de vinho no mundo, reclamam da redução na produção/quantidade. Espanha teve queda de 24%, Itália 15% e França 15%, sendo que Portugal cresceu a produção para 10%, mas nossa bandeira é Brasil e ficou assim: comparada com a safra 2018, houve uma queda de 7,5% na produção de uvas. 

A queda não foi motivo para cair a qualidade, a safra 2019 foi considera de boa qualidade praticamente no Mundo todo. Isso aumenta a concorrência porque a safra foi um sucesso, dando resultado de vinhos excepcionais em quantidades menores.

Então quando estiver comprando vinho e se deparar com a safra 2019, não tenha medo. Claro,deve avaliar outros pontos como marca, uva e demais detalhes.

O momento é de se recolher, evitar aglomerações, certamente! Ficar em casa, sempre foi um prazer para a maioria das pessoas, mas tudo demais enjoa, então que tal transformarmos isso em momentos de lazer?  Vinho também é uma terapia e se harmonizar, melhor ainda.  Vinhos jovens nacionais, sem passagem em barril são vinhos mais econômicos e mais seguros de comprar, porque não tem muito tempo na prateleira.  Os vinhos nacionais estão sendo uma boa opção de consumo na relação custo benefício, confira aqui a relação dos vinhos premiados na Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2019 https://www.enologia.org.br/default/uploads/avaliacao-nacional-de-vinhos/resultados/resultado-84.pdf?648b30bfc3cbe079193ef57d3d039b45

Siga nossas redes sociais e fique por dentro do mundo do vinho

Instagran: @vinhosmaiasommeliere

Facebook: @MaiaSommeliere

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Go top