No mundo do vinho, assim como em qualquer outra área, temos muitas informações equivocadas que são repassadas sucessivamente e que acabam ganhando força. Mas isso não quer dizer que sejam verdade. Abaixo listei algumas delas que você certamente já ouviu falar.

6 Mitos sobre vinhos que você deve saber 

1- A rolha de cortiça é melhor que a screw cap 

Mito.

Explicando – Vinhos jovens não necessitam de rolha de cortiça, por isso existem vinhos maravilhosos e caros também com rolha screw cap.

2- A uva tinta faz vinhos tintos e brancos

Verdade.

Explicando – A uva tinta tem na casa taninos que extraídos soltam cor, porém se a casca for retirada, com a parte interna, se faz vinhos brancos.

3- Vinho tinto para carne e vinho branco para peixe sempre

Mito.

Explicando – Vinhos tintos leves com peixes fortes como bacalhau e salmão, são bem-vindos!

Os vinhos verdes são verdes porque são feitos com uvas verdes.

Mito.

Explicando – existem vinhos verdes: brancos, roses e tintos. São da região do Minho, Portugal, e o termo verde se refere ao terroir e estilo de vinho.

4- O vinho quanto mais velho, melhor

Mito.

Explicando – vinhos para envelhecimento recebem atenção especial para essa finalidade desde a plantação e no preparo do vinho com processos como estágio em barricas para que o vinho se beneficie com o tempo, mas isso pode ter uma evolução com prazo que são determinados pelo enólogo. Precisa ter conhecimento para guardar, caso contrário, poderá ter um vinho acético (avinagrado). Um exemplo são os espumantes jovens, feitos para serem consumidos de imediato para ter maior proveito de frescor.   

5- Podemos chamar qualquer espumante de Prosecco? 

Mito.

É errado chamar todo espumante de Prosecco assim como Champagne? Prosecco é um espumante proveniente do Nordeste da Itália, só nesse local, podemos chamar de Prosecco. Champagne só na região de champagnhe.

6- vinho do Porto é da região do Porto

Mito.

O vinho do Porto é produzido nas encostas do Douro-Portugal.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Go top