O mundo do vinho é repleto de curiosidades  interessantes. Coisas que vão desde a forma como se produz a bebida até fatos históricos sobre o vinho. Listei algumas delas abaixo. Dá só uma olhada:
Dez curiosidades em rápidos goles

1 – PRODUÇÃO DE VINHO – uma tonelada de uvas pode produzir cerca de 60 caixas, ou 720 garrafas de vinho. No entanto, esse número é aproximado.

2 – LEVEDURAS (realizam a fermentação do vinho)   40 mil leveduras caberiam na cabeça de um alfinete. 

3 – AMPELOGRAFIA- É a ciência de identificar e descrever uma videira. Estudando e medindo sarmentos, caules, botões, flores, cachos, semente e uvas, um ampelógrafo pode distinguir uma chardonnay de uma chenin blanc, uma pinot gris de uma pinot blanc. Hoje as videiras também são identificadas pelo DNA. 

4 – LEVAR A GARRAFA DE VINHO PARA O RESTAURANTE – “ROLHA” é o preço por garrafa que um restaurante ou hotel cobra do cliente que leva o próprio vinho (taxa de serviço).  A etiqueta diz que você pode perguntar antes para não ter surpresas porque já presenciei valores que são iguais ao valor do vinho e nem sempre compensa. Hoje já existem restaurantes com dias especiais que isentam a taxa. No Brasil tem um programa chamado “rolha zero”. 

5 – PRESENTE DE NASCIMENTO – é uma velha tradição entre as classes mais altas e ricas da Grã-Bretanha dar a uma criança recém-nascida uma pipa de vinho do Porto do ano do nascimento.   


6- COLHEITA FEMININA – em contraste a multidões de trabalhadores mexicanos, rápidos que atuam nas colheitas da California e que são principalmente  jovens e fortes, muitos trabalhadores das vindimas alemãs são mulheres de meia idade ou idosas. Num clima extremamente frio, carregando às costas cestos de cachos de uvas.


 7- O VINHEDO MAIS INGRIME DO MUNDO- fica situado na Alemanha em Calmont, perto da aldeia de Eller, na Morsela. Posicionado a 76 graus, isso faz com que ele pareça uma parede vertical de videiras, um penhasco de ardósia. 


8 – A ESTÁTUA DA LIBERDADE E O CORTE DE VANGUARDA em 1986 – o comitê Franco-Americano pediu aos Domaines Schulumberger que criassem um vinho comemorativo para celebrar a restauração da Estátua da Liberdade, em 1986. Então foi criado o Schumberger Rèserve, que  é uma combinação de vinho a partir das uvas: pinot blanc, riesling e gewurstraminer.   


9 – VINHO e CALORIA –  um copo de 150ml de vinho branco contém cerca de 104 calorias; um tinto contém cerca de 110. 


10 – GROSELHAS ESPINHOSAS E URINA DE GATO –  essas são palavras usadas por especialistas em vinhos para descrever, em geral, o modo favorável, os aromas e sabores de certos sauvignon blanc, especialmente do Loire.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Go top